UMA FILMES
Sob qual olhar explicamos o mundo?
Produzimos documentários autorais dirigidos por mulheres, com equipes técnicas e criativas majoritariamente femininas. São filmes que nos atravessam por sua essência corajosa, consciente de gênero e enraizada em um forte compromisso social e político. Histórias que dialogam com o presente e desafiam os silêncios históricos.
Motivadas pela ausência de diversidade de olhares no cinema, buscamos abrir espaços de reflexão a partir de uma perspectiva ainda sub-representada na indústria: o olhar de mulheres autoras.
EQUIPE

JULIA HANNUD - SÓCIA DIRETORA
Julia Hannud é diretora de documentários de autor e fundadora UMA FILMES, produtora de filmes independente em São Paulo que realiza produções de cunho experimental e documental. Julia dirigiu o curta-metragem "AMOR, SÓ DE MÃE" (2018), shortlist do Student BAFTA 2019; o longa "SAUDADE MUNDÃO" (2020), lançado no FESTin Lisboa 2019, que aborda narrativas de mulheres em situação de cárcere no Brasil e está disponível nas plataformas digitais Amazon Prime, Google Play e Apple TV.
SABRINA ZIMMERMANN - PRODUTORA
.jpeg)
Atualmente vive na Espanha e é sócia da produtora Filmes de Pedra, onde produziu o curta-metragem A Comuñón da Miña Prima Andrea (2021), dirigido por Brandán Cerviño. O filme foi distribuído pela Marvin & Wayne, selecionado em mais de 45 festivais — entre eles IDFA e Hot Docs — e venceu o prêmio de Melhor Curta-Metragem na 52ª edição do Visions du Réel, onde teve sua estreia. Segue desenvolvendo projetos também no Brasil, entre São Paulo e sua cidade natal, Chapecó. Lá, produziu seu primeiro longa, Queremo Róque! (2021), dirigido por Jivago Del Claro, exibido no 1º Festival Nacional de Cinema de Chapecó e no 14º In-Edit Brasil. Também é produtora do longa Carcereiras, da diretora paulistana Julia Hannud, selecionado para o Cannes Docs e com estreia prevista para 2025.
​