Espera
SONIA GUGGISBERG
DOCUMENTÁRIO, 14 MIN, 2018
A travessia que o refugiado faz ao entrar num barco e se lançar ao mar não é somente uma travessia geográfica mas uma travessia de vida. Este filme mostra uma série de depoimentos captad
os dentro de campos de Refugiados e o assunto gira em torno do tempo da espera. Os testemunhos são intercalados por cenas de vestígios, cenas do farol marítmo, dos barcos naufragados e restos de coletes, tudo captado na Ilha Lesbos. Dentro deste cenário, um grego desempregado a três anos dá seu depoimento de vida e coloca música no Campo pra trazer alegria á pessoas.
FESTIVAIS E PRÊMIOS
Seleção Oficial Roma Cinema DOC 2021
Seleção Oficial Mostra Olhares sobre o refúgio, FIC UNHCR. Cinesesc, São Paulo.
Official Selection Roma Cinema DOC 2021
Official Selection “Olhares sobre o refúgio” 2018, International Film Festival, UNHCR. Cinesesc, São Paulo, Brasil.
CARTAZ OFICIAL

EQUIPE:
Direção e Montagem: Sonia Guggisberg
DIRETORA

SONIA GUGGISBERG
Brasileira de origem suíça, Sonia Guggisberg vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), com Posdoc realizado na Escola de comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Guggisberg atua como artista, videomaker e pesquisadora, participando de mostras individuais e coletivas, palestras e workshops no Brasil e no exterior desde a década de 1990. De 2007 a 2013, desenvolveu o projeto [(I)mmobilidade] sobre confinamento humano e redesenho de cidades. O resultado foi uma série de videoinstalações que geram pressão emocional, opondo a vontade do deslocamento com a sua impossibilidade. Atualmente, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o redesenho de identidades, a clausura humana, fronteiras e muros em diferentes possibilidades. Através de intervenções artísticas em site-specifics, em multicanal, vídeo e instalações sonoras, desenvolveu estudos em linguagem experimental videográfica para documentários de arte e cinema. Sua produção já foi vista nos EUA, Alemanha, México, Colômbia, Espanha, Chile, Bulgária, Croácia, Malta, França, Dinamarca, Canadá e Portugal.